O médico e escritor Moacyr Scliar foi homenageado ontem pela prefeitura do Rio de Janeiro, com a inauguração de uma escola pública na zona oeste do município.
O colégio que leva o nome do imortal gaúcho está localizado no bairro de Inhoaíba e oferece 770 vagas para alunos de Ensino Fundamental.
A cerimônia de inauguração reuniu o prefeito Eduardo Paes, a secretária municipal de Educação, Claudia Costin, os escritores Arnaldo Niskier e Murilo Melo Filho (representando a Academia Brasileira de Letras), a presidente da Federação Israelita do Rio de Janeiro, Sarita Léa Schaffel, além de políticos e autoridades locais. A viúva de Scliar, Judith, foi convidada de honra do evento.
Eduardo Paes destacou a importância do escritor gaúcho para a literatura brasileira. Segundo ele, o autor de quase 80 livros foi escolhido por representar um exemplo para as futuras gerações.
– Esse legado maravilhoso que o Scliar nos deixou deve servir de inspiração para os jovens, que tanto têm a aprender com a sua obra. Estamos muito orgulhosos de inaugurar esta escola com o nome de um ícone da literatura – afirmou o prefeito.
A secretária de Educação, Claudia Costin, que conheceu Scliar pessoalmente, lembrou que a educação foi uma das grandes bandeiras do escritor para transformar a sociedade.
– Ao longo de sua carreira, ele sempre procurou valorizar o ensino como ferramenta de inclusão social. Fazia questão de transmitir seus conhecimentos aos mais jovens – disse ela.
O escritor morreu aos 73 anos em fevereiro de 2011, em Porto Alegre, em decorrência de um acidente vacular cerebral (AVC) isquêmico.