As crônicas de Scliar
A crônica é um capítulo à parte na carreira de Moacyr Scliar. A partir dos anos 70, dedicou-se com afinco a esse gênero, com presença constante em jornais de grande circulação. De 1973 até 2011, escreveu semanalmente para o jornal Zero Hora sobre temas cotidianos, saúde, bem-estar e atualidades. Em 1993, passou a assinar uma coluna na Folha de S. Paulo, criando histórias de ficção sobre fatos reais.
Este espaço é dedicado a uma seleção das crônicas escritas por Scliar para estes dois veículos de comunicação. Com seu olhar aguçado, o autor usa como matéria-prima detalhes do cotidiano, sempre permeado pelo humor.
Nas palavras do próprio Scliar, a crônica é um respiradouro, uma brecha na massa não raro sufocante de notícias. E é um gênero literário eminentemente brasileiro, que nas mãos de grandes cronistas, deu verdadeiras obras-primas. Com seu característico de mensagem pessoal, a crônica humaniza o veículo, alegra e comove o leitor.
O relógio emocional
Descobri que dá, sim, para fazer todas as coisas de que a gente gosta, mediante, porém, rigorosas prioridades. E, sobretudo, mediante organização.
O lobo solitário
Se entrar no Google e digitar a tradução em inglês, “lone wolf”, virão nada menos do que 13 milhões de referências.
O elogio da roupa velha
A capa da revista Vanity Fair, de maio, fala de “uma nova revolução americana”. Ali está a foto de um político, Al Gore (aquele que perdeu a presidência para Bush) e duas figuras famosas de Hollywood, George Clooney e Julia Roberts. O que levanta a questão: que tipo de revolução é esta, envolvendo políticos e personalidades da tela?
O ocaso da mãe judia
No Bom Fim, não era raro ver mães correndo atrás dos inapetentes filhos com um prato de comida em plena rua.
Nem Gatão, nem Bambi
Na dita crise da meia-idade, muitos homens arriscam uma volta à adolescência. Mas será essa atitude um caminho viável?
Em busca da tolerância
Ao mostrar a saga de um menino africano adotado por uma família de israelenses, “Um Herói de Nosso Tempo” faz um apelo à coexistência.