Depoimentos

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Judith Scliar

Professora / Viúva

"Moacyr Scliar tinha uma visão bastante clara sobre a arte de contar e ouvir histórias. “Ela é fundamental para os seres humanos; parte de nosso genoma”, dizia o escritor, ao revelar seu fascínio por essa tradição milenar..." 

Gabriel Oliven

Jornalista / Cunhado

"Em cada um de nós permaneceu a lembrança de um homem digno, dono de uma mente brilhante e criativa, que viveu a vida em toda a sua plenitude..."

Wremyr Scliar

Professor / Irmão

"Moacyr Scliar produziu sua obra literária, compreendendo cerca de 80 livros, incluindo romances, coletâneas de contos, crônicas, artigos, como produto de um humanismo, no sentido de uma teoria política, cujas raízes remontam aos textos bíblicos..."

Tributo a Moacyr Scliar. Porto Alegre, Edipucrs, 2012.

Luiz Antonio de Assis Brasil

Escritor

"São poucos os que conseguem unir várias capacidades sem causar desequilíbrio na sua face pública, e Moacyr Scliar é um bom exemplo de como essas capacidades podem se harmonizar..."

Tributo a Moacyr Scliar. Porto Alegre, Edipucrs, 2012

Nilson Souza

Jornalista

"Decorei o número do seu telefone privado, porque todos os domingos, lá pelo meio da tarde, os oito dígitos apareciam no visor do aparelho da minha mesa de trabalho. Antes mesmo de qualquer alô, eu dizia..."

Tributo a Moacyr Scliar. Porto Alegre, Edipucrs, 2012

Zilá Bernd

Pesquisadora

"Gostaria de iniciar agradecendo o convite para participar desta mesa que se reveste de um sentido todo especial, na medida em que revisitaremos a memória de nosso tão querido amigo Moacyr, ao mesmo tempo em que reverenciaremos a figura do escritor..."

Tributo a Moacyr Scliar. Porto Alegre, Edipucrs, 2012.

Jean-Marie Ozanne

Editor

"É como se Moacyr tivesse esse talento para inventar uma nova câmera, que não fosse um objeto externo a si próprio."

Tributo a Moacyr Scliar. Porto Alegre, Edipucrs, 2012.

Philippe Poncet

Tradutor

"Quando embarquei no barco 'Moacyr Scliar', eu ainda não era tradutor, ou era muito pouco. Eu ainda não era um 'traidor'. Este termo parece chocante para você? Paciência. Voltarei a isso em um momento."

Tributo a Moacyr Scliar. Porto Alegre, Edipucrs, 2012.

Flavio Loureiro Chaves

Historiador e Professor

"A ficção de Moacyr Scliar renova profundamente a linhagem dos narradores urbanos na ficção brasileira."

"Matéria e Invenção", Porto Alegre, Ed. Ufrgs, 1994

Manuel da Costa Pinto

Jornalista e Crítico Literário

"As narrativas de Scliar produzem um estranhamento que continua reverberando, como se fosse uma revolução em surdina."

"Literatura Brasileira Hoje", SP, Publifolha, 2004

Wilson Martins

Escritor

"Moacyr Scliar é um realista mágico, um criador de atmosferas e um domador do fantástico."

O Estado de São Paulo, 1968

Massaud Moisés

Crítico Literário

"Um dos contistas mais destacados que a nossa literatura revelou nos últimos decênios."

"A literatura brasileira através dos textos". São Paulo, Cultrix, 1999, 19a. Ed.

Fabio Lucas

Escritor e Crítico Literário

"Moacyr Scliar mergulhou profundamente no drama do desencontro paradoxal do homem."

"O caráter social da literatura brasileira", Rio, Paz e Terra, 1970

Regina Zilberman

Escritora

"A ênfase maior dos textos de Moacyr Scliar situa-se na representação literária da vida humana, decifrando os laços que a unem tanto a uma determinada ordem social como a um tipo de trajetória que se estende da busca de ideais à frustração."

"A literatura no Rio Grande do Sul", Porto Alegre, Mercado Aberto, 1992, 3a. Ed.

Carlos Vogt

Linguista e Poeta

"Não só a paródia e a ironia são os traços característicos de Scliar; com elas convive, de modo estranhamente exuberante, um toque poético capaz de se manifestar até mesmo diante dos momentos mais terríveis da miséria humana."

"A solidão dos símbolos." In: "Ficção em debate e outros temas". Campinas, Unicamp, 1979

Nelson H. Vieira

Escritor e Professor

"Moacyr Scliar desafia as noções de coerência cultural e faz da alteridade um privilegiado ponto de observação para o entedimento da diversidade."

"Jewish Voices in Brazilian Literature". Gainsville, Florida, University Press of Florida, 2000

Alberto Manguel

Escritor

"Um dos maiores fabulistas do Brasil."

Ghostwriting for God: Moacyr Scliar's Divine Fables. Village Voice, 1986

Alan Ryan

Escritor

"A obra de Scliar é original, fascinante, poderosa, absorvente - merecedora de todos os bons qualificativos que se possa aplicar à ficção."

The Washington Post, 1988

Herbert Gold

Escritor

"Um mestre brasileiro."

The New York Times, 1988

Abrão Slavutzky

Psicanalista e Escritor

"Horas e horas sem fim, Moacyr Scliar se dedicou a escrever para os leitores que somos nós. Nosso sonho poderia ser que o Mico esteja nos espiando e escute o coro de um muito obrigado."

GZH, 2021

Jack Dann

Escritor

"O Centauro no Jardim é um livro de comédia, um livro regionalista, um livro cruamente erótico, um livro realista de alienação burguesa, um livro metafórico, um livro fantasmagórico fantástico - uma mescla do comum e do mítico, uma combinação de contrastes e opostos."

Straight from the Centaur's Mouth: The Centaur in the Garden, by Moacyr Scliar. The Washington Post, 1985

Pierre Rivas

Escritor

"Scliar desenvolve uma narrativa fértil, alegre e fantasiosa."

La Quinzaine Littéraire, 1986

Jacobo Machover

Escritor

"O estilo é seco e preciso. Nenhuma descrição supérflua, nenhuma metáfora inútil."

Libération, 1990

Bella Jozef

Crítica Literária

"Quem percorreu as obras de ficção de Moacyr Scliar já se habituou à sua competência apurada e experiente, à imaginação fértil, assentada em ricos matizes da fala cotidiana."

O Globo, 2005

Cintia Moscovich

Escritora

"Além de ser apreciado como escritor e cronista, Scliar era uma voz sempre sensata e conciliadora, principalmente nos assuntos que envolviam a saúde pública, ramo pelo qual optou movido pelo senso de Justiça e pelo valor inegociável que sempre conferiu à vida."

GZH, 2021

Germano Rigotto

Ex-governador do Estado do Rio Grande do Sul

"Nele convergem a multiplicidade de talentos com a infatigável disposição para o trabalho; a inspiração com a transpiração; a inteligência com a virtude; o mais elevado conhecimento e reconhecimento, nacional e internacional, com a humildade (...)"

Discurso de entrega da Medalha do Ponche Verde a Moacyr Scliar, 2003

Lya Luft

Escritora

"O ser humano Moacyr, esse sujeito reto, honrado, bondoso, fraterno, simples, era sempre o mesmo Mico. As glórias nunca lhe subiram à cabeça. Era uma pessoa boníssima que ajudava os escritores jovens, dava conselhos, escrevia prefácios e nunca recusava nada que lhe pedissem."

Entrevista à Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, 2011.

Judith Scliar, esposa.

Família Oliven/Gabriel Oliven, Tributo a Moacyr Scliar. Porto Alegre, Edipucrs, 2012.

Wremyr Scliar, irmão. Tributo a Moacyr Scliar. Porto Alegre, Edipucrs, 2012.

Luiz Antonio de Assis Brasil, Tributo a Moacyr Scliar. Porto Alegre, Edipucrs, 2012.

Nílson Souza, Tributo a Moacyr Scliar. Porto Alegre, Edipucrs, 2012

Zilá Bernd, Tributo a Moacyr Scliar. Porto Alegre, Edipucrs, 2012.

Jean-Marie Ozanne, Tributo a Moacyr Scliar. Porto Alegre, Edipucrs, 2012.

Philippe Poncet, tradutor. Tributo a Moacyr Scliar. Porto Alegre, Edipucrs, 2012.

Flavio Loureiro Chaves, "Matéria e Invenção", Porto Alegre, Ed. Ufrgs, 1994

“A ficção de Moacyr Scliar renova profundamente a linhagem dos narradores urbanos na ficção brasileira.”

Manuel da Costa Pinto, "Literatura Brasileira Hoje", SP, Publifolha, 2004

“As narrativas de Scliar produzem um estranhamento que continua reverberando, como se fosse uma revolução em surdina.”

Wilson Martins, O Estado de São Paulo, 1968

“Moacyr Scliar é um realista mágico, um criador de atmosferas e um domador do fantástico.”

Massaud Moisés, "A literatura brasileira através dos textos". São Paulo, Cultrix, 1999, 19a. Ed.

“Um dos contistas mais destacados que a nossa literatura revelou nos últimos decênios.”

Fabio Lucas, "O caráter social da literatura brasileira", Rio, Paz e Terra, 1970

“Moacyr Scliar mergulhou profundamente no drama do desencontro paradoxal do homem.”

Regina Zilberman, "A literatura no Rio Grande do Sul", Porto Alegre, Mercado Aberto, 1992, 3a. Ed.

“A ênfase maior dos textos de Moacyr Scliar situa-se na representação literária da vida humana, decifrando os laços que a unem tanto a uma determinada ordem social como a um tipo de trajetória que se estende da busca de ideais à frustração.”

Carlos Vogt., "A solidão dos símbolos." In: "Ficção em debate e outros temas". Campinas, Unicamp, 1979

“Não só a paródia e a ironia são os traços característicos de Scliar; com elas convive, de modo estranhamente exuberante, um toque poético capaz de se manifestar até mesmo diante dos momentos mais terríveis da miséria humana.”

Nelson H.Vieira, "Jewish Voices in Brazilian Literature". Gainsville, Florida, University Press of Florida, 2000

“Moacyr Scliar desafia as noções de coerência cultural e faz da alteridade um privilegiado ponto de observação para o entedimento da diversidade.”

Alberto Manguel, Ghostwriting for God: Moacyr Scliar's Divine Fables. Village Voice, 16.12.1986


“Um dos maiores fabulistas do Brasil.”

Alan Ryan, The Washington Post, 21 fev 1988

“A obra de Scliar é original, fascinante, poderosa, absorvente – merecedora de todos os bons qualificativos que se possa aplicar à ficção.”

Herbert Gold, The New York Times, 31 jan. 1988

“Um mestre brasileiro.”

Jacobo Machover, Libération, 5 mai 1990

“O estilo é seco e preciso. Nenhuma descrição supérflua, nenhuma metáfora inútil.”

Pierre Rivas, La Quinzaine Littéraire, 16 out 1986

“Scliar desenvolve uma narrativa fértil, alegre e fantasiosa.”

Bella Jozef, O Globo, 14 mai 2005

“Quem percorreu as obras de ficção de Moacyr Scliar já se habituou à sua competência apurada e experiente, à imaginação fértil, assentada em ricos matizes da fala cotidiana.”

Jack Dann: Straight from the Centaur's Mouth: The Centaur in the Garden, by Moacyr Scliar. The Washington Post, 12.5.85

“O Centauro no Jardim é um livro de comédia, um livro regionalista, um livro cruamente erótico, um livro realista de alienação burguesa, um livro metafórico, um livro fantasmagórico fantástico – uma mescla do comum e do mítico, uma combinação de contrastes e opostos.”

Alan Ryan, A Samba to the Music of Time: The Strange Nation of Rafael Mendes. The Washington Post, 21.2.98

“Scliar tem uma voz fresca, suas raízes artísticas estão fixadas tanto na tradição e mitologia judaica quanto na história literária brasileira.”